O Enduro dos Ipês, programado para os dias 4 e 5 de maio, em Lavras  (MG), mobiliza as atenções dos pilotos do enduro de regularidade em todo o Brasil. As inscrições seguem em ritmo acelerado, inclusive com promoções diferenciadas, amplamente divulgadas nas redes sociais do evento, entre aqueles que confirmarem participação com maior antecedência.

Como explicar este crescimento, ano após ano, da prova em Lavras? Uma das fortes razões está, certamente, nas origens da Copa Sul-Minas e é isso que relatamos a seguir.

 

Prova em Lavras oferece toda a estrutura necessária aos pilotos, movimenta a economia e estimula o turismo na região

Início com a Copa Brasil

A Copa Sul-Minas é fruto da criação, em 2019, da Copa Brasil. Veio a pandemia, com isso não ocorreram algumas etapas da Copa Brasil de regularidade, mas a parceria entre dois grandes incentivadores e organizadores do regularidade, Lúcio Pinto Ribeiro e Marcos Lazzaretti, se manteve e hoje a Copa Brasil virou uma Copa Sul-Minas, consolidando o crescimento das provas Pampas Off Road, em Três Coroas (RS), e Enduro dos Ipês, em Lavras (MG).

 

 

Sucesso extrapolou fronteiras

Para Lúcio, o sucesso da iniciativa pode ser evidenciado não só entre pilotos da região Sul do Brasil e de Minas Gerais. Ele acredita que as diferentes características das trilhas de um e outro estado são desafiadoras para os competidores de todo o Brasil.

“Hoje o desafio Ipês e Pampas não envolve mais somente pilotos do sul contra pilotos da região de Minas, na verdade envolve pilotos de vários estados do Brasil. O grande desafio não é pilotos versus pilotos, é vencer uma prova e vencer outra, e quem é o piloto mais completo. Um grande diferencial para se vencer é ter uma regulagem boa, principalmente de equipamentos, de moto, de suspensão, de pneus e o piloto estar bem preparado fisicamente para as duas provas”.

 

Ipês Off Road: imagem da prova de 2023. A edição 2024 será em 3 e 4 de maio e mobiliza pilotos de diferentes estados brasileiros

Desafio nacional

Para os organizadores, a Copa Sul-Minas ultrapassou as fronteiras, é uma disputa do Brasil inteiro dentro das duas provas, que envolve o limo do Sul e as pedras mineiras, e pilotos de outros estados competem nestas duas provas. Como observa Lúcio, “ficou realmente um desafio à parte dentro de outros campeonatos porque essa prova envolve campeonatos regionais, campeonatos estaduais e até mesmo este ano o campeonato brasileiro”.

Tradição

Agora é contagem regressiva para a prova em Lavras tendo como ponto de partida e chegada o belíssimo Parque Quedas do Rio Bonito.

Nos dias 3 e 4 de maio, os pilotos, a comunidade esportiva e o público estarão diante de uma das provas mais tradicionais da modalidade no Brasil.

Será a 24ª edição consecutiva. Importante observar ainda que há 15 anos o Ipês passou a ser promovido em dois dias, o que proporcionou o crescimento da competição não só na parte técnica, aproveitando-se as características privilegiadas da região, como gerando uma movimentação econômica importante no turismo da cidade e região.

Classificação 

Confira, a seguir, o Ranking atualizado da Copa Sul-Minas, já considerando o resultado do Pampas Off Road, disputado em 2 e 3 de março.

CLIQUE AQUI E CONFIRA Ranking_Todas_COPASULMINAS2024_R1

(o arquivo está em formato PDF)

 

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Léo Tavares

Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro